top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Rodrigues de Menezes Teixeira

Prática de Filmes e Membranas

Devido a sua excepcional propriedade filmogênica, a gelatina tem sido amplamente empregada em estudos sobre filmes biodegradáveis, graças a sua produção mundial em larga escala e baixo custo. Dessa forma, a turma de Laboratório de Projeto e Processos Industriais propôs uma prática de filmes e membranas: a criação de um filme a partir da gelatina com potencial aplicação na área de películas protetoras para superfícies metálicas. Por a azeitona apresentar propriedades antioxidantes e ser alvo de diversos estudos na região, foi proposto a elaboração de um filme de gelatina plastificado com glicerol utilizando o extrato de resíduos de azeitona (polpa) como ativo. Procedeu-se experimentalmente primeiramente através da extração da polpa da azeitona, dessa maneira, a extração foi realizada no laboratório 1101 com o auxílio da professora Drª Gabriela Silveira da Rosa pela manhã do dia 12 de Julho de 2021. Primeiramente utilizou-se o moinho para aumentar a área superficial do bagaço. Posteriormente, como forma de padronizar, realizou-se o peneiramento do pó do bagaço da azeitona., após procedeu-se com a extração. Para a realização das extrações foi pesado o bagaço de oliveira em erlenmeyers com o solvente extrator. Os erlenmeyers foram colocados em banho metabólico por um determinado tempo com agitação e temperatura constante . Após a obtenção dos extratos, realizou-se filtrações à vácuo, utilizando o papel filtro como meio filtrante.



Posterior a extração realizou-se a elaboração da gelatina com glicerol (G), foi adicionado a gelatina, o plastificante, o extrato e a água.





Foram produzidos quatro biofilmes: dois sem o extrato (filme controle) e dois com o extrato.



Depois de produzido o filme foram realizados testes experimentais: Permeabilidade, Opacidade, Espessura e teste de proteção nos corpos de prova.






7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page